Como emagrecer: Por onde começar?

Postado por Formulados Farma em

Essa é uma dúvida que lateja no pensamento de muita gente. Mas saiba como emagrecer com saúde agora mesmo!

Em algum momento, você já deve ter se deparado com as mais variadas receitas de como emagrecer de forma rápida. No primeiro momento, a motivação vem com tudo. Afinal, é super possível perder muito peso em uma semana, não é?

 

A resposta é não. As dietas ‘milagrosas’ vão desde o jejum intermitente até o consumo de apenas dois alimentos ao longo do dia. Elas podem causar ações drasticamente negativas para a saúde, geram frustração e podem também ocasionar o tão indesejado efeito sanfona.

 

Pensando nisso, listamos os métodos mais seguros para você ajustar seus hábitos alimentares gradativamente e chegar no peso ideal. Vamos lá?

 

 

Dicas de como emagrecer com saúde

 

  1. Hidrate-se bem

A água é a principal aliada para quem deseja emagrecer de forma saudável. Nutricionistas recomendam o consumo de, no mínimo, 2 litros de água por dia.

É claro que você pode tomar outros líquidos, como sucos naturais e chás, mas a água é a fonte natural mais benéfica para o nosso organismo. Ela melhora o trânsito intestinal, e ainda ajuda a perder barriga.

 

Além disso, a água está presente também em alimentos como tomate, mexerica, pepino, melancia e outros mais. Por isso, é importante optar por alimentos que possuem grandes quantidades de água.

 

Vale lembrar que faz toda diferença beber 20/50 ml ou 1 litro de água mesmo sem estar com sede. Justamente porque quando sentimos sede, é quando nosso corpo nos avisa que está desidratado.

 

 

  1. Inclua legumes e verduras nas refeições

Consumir saladas é perfeito para quem deseja emagrecer e manter o peso. Isso porque, são alimentos ricos em fibras que promovem a desintoxicação do organismo e, de quebra, desincham o corpo. 

 

Um estudo do European Journal of Nutrition l https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20499072/  mostra que os amantes de verdura tiveram quedas consideráveis dos níveis de inflamações ligadas à obesidade. E você deve estar se perguntando como combinar essas duas fontes nas refeições.

 

Experimente adicionar grão de bico à sua salada, cozinhar mandioquinha e fazer um purê com ela. Ou ainda, ingerir feijão com mais frequência. As mudanças poderão ser visíveis no bem-estar e no trânsito intestinal.

 

Sem contar que comer salada antes das refeições principais faz com que nosso organismo ganhe o tempo necessário para que os outros alimentos sejam bem processados. Assim, você se sentirá muito mais saciado e bem, sem aquela sensação de peso após comer.

 

 

  1. Coma frutas diariamente e sinta os benefícios

Além de deliciosas, as frutas desempenham uma função muito importante para a nossa saúde e beleza.

 

Elas possuem diversos minerais e vitaminas que beneficiam e muito o nosso organismo. E ainda, é uma boa pedida recorrer às frutas para variar as fontes de hidratação.

 

Para fortalecer o sistema imunológico com vitamina C, recomenda-se comer frutas cítricas, como a laranja e limão. Frutas vermelhas como romã, uva e morango, são ideais para a saúde das unhas, pele e cabelo.

 

Cada fruta contribui de uma forma para o nosso bem-estar e qualidade de vida, por isso é interessante variar bastante o consumo de cada uma para alimentar o corpo com diferentes vitaminas e nutrientes.

 

 

  1. Dê uma chance para os integrais, frescos e naturais

Quem pesquisa sobre como emagrecer, sempre encontra referências e recomendações do consumo de integrais, frescos e naturais. Não é para menos!

 

O sal e o açúcar são elementos presentes em 98% dos alimentos industrializados, o que pode trazer sérios problemas no controle da pressão arterial em hipertensos, diabéticos ou com pessoas que tenham predisposição de desenvolver essas doenças. E um ônus terrível: a retenção de líquidos.

 

Já os alimentos integrais são livres de qualquer processo de refinamento. O que é ótimo porque eles conservam todos os nutrientes, como minerais e vitaminas, e podem fazer uma ‘limpeza’ intensiva nas artérias e veias com acúmulo de gordura.

 

Os alimentos frescos por sua vez, preservam totalmente os nutrientes que carregam, já que não passam pelo processo de cozimento, resfriamento ou congelamento.

 

 

  1. Pratique atividades físicas, no seu ritmo!

O exercício físico mexe com todo o nosso corpo, mente e pensamento. É possível sentir a diferença em todas as esferas da nossa vida. Vai muito além da rotina de treino intensa e cansativa.

 

Primeiramente, é preciso entender que cada um tem seu ritmo. Tá tudo bem fazer 15 minutos de caminhada por dia ou 1 hora de exercícios aeróbicos. A queima de calorias vai acontecer nesses momentos, o que importa é a constância.

 

Os exercícios para emagrecer precisam ser regulares para queimar a gordura localizada e estimular o ganho de massa muscular. Acha que os benefícios param por aí? Tem muito mais!

 

Andar de esteira, na rua, de bicicleta ou praticar algum esporte, realmente ajuda a emagrecer. Mas além disso, há melhora da saúde mental e das habilidades cognitivas, o reforço na musculatura esquelética, e a manutenção do sistema cardiovascular, por exemplo.

 

 

  1. Mastigue bem os alimentos

Todo hábito requer frequência e disciplina. Na mastigação não seria diferente.

 

Para mastigar adequadamente é fundamental não ter pressa. Cortar os alimentos em pequenas porções é excelente para a saciedade. Sabe por quê?

 

Quando fazemos isso, o cérebro recebe a mensagem de satisfação do apetite mais rápido, evitando assim, que você exagere. Outro fator curioso é que quando a mastigação é perfeita, nos concentramos e prolongamos a duração do ato de comer.

 

 

  1. Fuja das dietas restritivas!

Os malefícios de uma dieta restritiva podem ser marcantes e muitas vezes, irreversíveis. Exemplo disso é quando uma pessoa que se proíbe de consumir certos alimentos, ela passa a ficar obcecada por comida.

 

É o instinto de desejo e compulsão em níveis surreais. Sendo assim, o cérebro sofre duas mudanças, como o aumento do apetite e a queda brusca do metabolismo. Ou seja, você come mais e gasta menos.

 

Entramos naquele famoso “come tudo o que vê pela frente” sem qualquer supervisão ou controle.

 

 

  1. Evite o excesso nas bebidas alcoólicas

Nada como uma cervejinha no final de semana. Mas saiba que é essencial com moderação. Isso serve tanto para quem vai dirigir quanto para quem deseja aprender como emagrecer de forma saudável.

 

Bem, o álcool possui um valor energético variante entre as bebidas fermentadas e as destiladas. Essa carga pode atrapalhar todo o esforço e disciplina que você teve durante a semana toda.

 

Isso acontece porque o organismo prioriza a metabolização do álcool ao invés da queima de gordura, o que gera ganho de peso.

 

Consumir um vinho ou um saquê de vez em quando pode? É permitido sim, mas lembre-se: o exagero pode custar caro.

 

 

  1. Descanse e durma bem

Ter uma boa noite de sono faz com que nosso corpo produza proteínas extras que ajudam a imunizar e fortalecer o sistema, e combater infecções.

 

Descansar após situações de estresse é o melhor a se fazer, pois durante o sono, o corpo diminui a produção de adrenalina e cortisol. Além disso, podemos controlar o apetite, rejuvenescer a pele com o famoso sono da beleza e melhorar a memória.

 

 

Viu como o processo de emagrecimento pode ser iniciado aos poucos, sem pressão? É justamente isso que quisemos mostrar para você. Para se ter mais qualidade de vida e bem-estar, basta dar o primeiro passo. 😊


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