Ivermectina: de mata piolhos a polêmicas em torno do tratamento da COVID-19.

Postado por Formulados Farma em

     A ivermectina é um medicamento conhecido há muito tempo pelos médicos no tratamento de parasitas como piolhos, lombrigas e sarnas. A droga atua no sistema nervoso central dos invertebrados, provocando paralisia muscular. A dose recomendada para o ser humano, quando respeitada, é bastante segura. O uso veterinário também é bastante conhecido uma vez que promove o controle de infestações de carrapatos e outros parasitas.

   Até aí, nenhuma novidade!
   Mas, no último ano, a ivermectina ganhou destaque quando um estudo publicado em abril de 2020 mostrou que o medicamento teria atividade antiviral in vitro. Mas, o que isso quer dizer? Em laboratório, há razões para entender que o medicamento poderia ser eficaz no combate ao coronavírus. Mas isso não significa que, no corpo humano, o medicamento tenha o mesmo comportamento que in vitro. Todos os estudos seguintes, não confirmaram essa ação.
  Sendo assim, a ivermectina mantem-se fiel ao seu propósito que é combater a infestação por piolhos, sarna, oncocercose, estrongiloidíase, tricuríase, ascaridíase e filaríase linfática em seres humanos. Para estes casos, ela é bem indicada, segura e tem sua eficácia comprovada cientificamente.
   Para o combate a COVID 19, seja de maneira preventiva ou como tratamento precoce, até o momento, não existe nenhuma evidência científica que recomende o seu uso para esses fins.

 

Dr. Fábio Santos
CRM: 117.393
Médico pós graduado em Terapia Intensiva, Nutrologia e especialista em Medicina do Trabalho.

Instagram: @drfabiosantos

Email: fabio@drfabiosantos.com.br

Site: www.drfabiosantos.com.br


Compartilhe esta postagem



← Post anterior Post seguinte →